Massalas, tempero que vem da Índia!

O uso de especiarias e a saúde
Uma boa digestão tem um papel essencial na saúde e na prevenção de doenças. No Ayurveda entendemos que o processo da doença começa pela formação de ama – biotoxinas – a partir de alimentos mal digeridos. Uma digestão incompleta também prejudica a assimilação de nutrientes. Não é só aquilo que comemos, mas principalmente o que absorvemos que nutre nosso corpo.
Como vai a sua digestão?
  • Observe se sente fome antes de comer. A sensação física de fome (e não o desejo por comida ou o hábito de fazer as refeições em horários regulares) é um dos fatores que determina a qualidade do nosso agni (que pode ser entendido como nosso fogo digestivo, embora seu conceito é bem mais amplo).
  • Como nos sentimos depois de comer também é muito importante. Sensação de peso, sonolência, azia, arrotos e gases são sintomas de que a digestão não está ocorrendo em perfeito equilíbrio.
  • Fatores como o clima, momento, lugar, forma de preparo dos alimentos e a mente da pessoa que come também interferem neste processo. Nossas refeições devem ser um momento sagrado. Receber o alimento com gratidão traz uma energia especial para a nossa digestão.
A dica para favorecer uma boa digestão é o usar sempre temperos e especiarias no preparo dos alimentos. Quem não prepara suas refeições em casa pode levar na bolsa uma mistura de especiarias que na culinária indiana é conhecida como massala.

20140526_154042
Prepare sua massala
  • Escolha temperos e especiarias de acordo com o aroma e propriedades. Lembre que ervas frescas ou secas não são usadas neste tipo de preparação. Prefira os grãos inteiros, mas também utilize alguns pós como cúrcuma e gengibre.
  • Ajuste as quantidades de acordo com o sabor que deve predominar. Algumas especiarias de aroma forte como o cravo, a canela e o cominho podem facilmente predominar no aroma.
  • Aqueça uma frigideira sem óleo e coloque as especiarias em grão, deixe que aqueçam levemente sem tostar! Quando começar a sentir o aroma retire do fogo e transfira os grãos aquecidos para um pilão, liquidificador ou processador. Moa os grãos.
  • Aqueça novamente a frigideira seca e coloque as especiarias em pó, mexa para aquecer de maneira uniforme e aos poucos vá misturando os grãos moídos. Procure misturar bem e secar a mistura sem aquecer demais.
  • Se sentir necessidade de um pó mais fino pode peneirar. Guarde em um vidro bem tampado.
  • Utilize para preparar alimentos: misturar a massala com um pouco de óleo levemente aquecido e depois acrescentar os alimentos (arroz, legumes, grãos…) realça o aroma da comida.
  • Leve na bolsa em uma embalagem pequena e polvilhe um pouco de massala sobre a comida quando comer na rua.

 

Na prática do Ayurveda as massalas são preparadas e indicadas de acordo com a constituição individual de cada pessoa.
Uma massala simples de cominho, coentro, erva doce e gengibre, junto com uma  alimentação leve (arroz, legumes e sopa) durante alguns dias ajuda a desintoxicar de forma suave.
20140526_155310
Dica de especiarias para uma massala suave: cominho, coentro, erva doce, gengibre e cúrcuma.
Acrescentar um pouco de pimenta do reino à sua massala favorece a absorção dos nutrientes e aquece. Ideal para as pessoas de constituição Kapha e para os dias mais frios e chuvosos.
Experimente, use todos os seus sentidos, crie sua combinação favorita!
A boa alimentação e a boa digestão vão muito além da combinação dos alimentos. Conquiste a alegria de preparar os alimentos e levar sabor, aroma e cores para a mesa.
Namastê!
Aline Reipert
Terapeuta Ayurveda
Balneário Camboriú/SC
Para comprar massalas prontas e personalizadas entre em contato por e-mail aline.reipert@gmail.com ou pelo Facebook Ayurveda Terapias.